90% dos brasileiros consomem algum formato de áudio, como Rádio, streaming ou Podcast
Os dados fazem parte do estudo “Inside Áudio 2023” da Kantar IBOPE Media
Foto: Divulgação/CRN
Da Redação
O Rádio está em constante evolução e presente na jornada dos ouvintes. Num mundo acelerado pelos avanços tecnológicos, o meio se moderniza, indo além da tradicional frequência FM e AM. Por meio de formatos inovadores, ele pulsa nas mentes, nos ouvidos e corações, uma vez que é consumido por oito em cada 10 brasileiros.
Os dados fazem parte do estudo “Inside Áudio 2023” da Kantar IBOPE Media, que aborda o consumo do meio no Brasil e as oportunidades de inserção para as marcas.
Ao olhar especificamente para o dial, o meio é ouvido por 80% da população, sendo que cada ouvinte passa, em média, 3h55min diariamente escutando Rádio. O consumo é realizado, principalmente, em casa durante atividades cotidianas (58%), no carro/moto particular (27%) e no trabalho presencial (12%).
Os gêneros preferidos dos ouvintes, por sua vez, são música (94%), noticiário local (32%) e noticiário nacional (26%). O destaque para o consumo de conteúdos jornalísticos é evidenciado por dois motivos: agilidade (83% dos ouvintes acham que o meio apresenta as informações de forma rápida) e credibilidade (64% acreditam nas notícias que são transmitidas pelo Rádio).
É válido destacar que o consumo também desponta na internet. Hoje, 12% dos brasileiros ouvem Rádio pela web em um período de 30 dias. Entre eles, o tempo médio diário dedicado é de 2h45min. Esse hábito tem sido potencializado pela evolução tecnológica, que permite apostar na mobilidade dos ouvintes. Isso fica claro quando se percebe que 67% do consumo do meio na web é feito pelo celular.
“O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media.
Essa presença constante do áudio na jornada dos brasileiros faz do Rádio uma ótima escolha para que as marcas conversem com o público. Isso fica ainda mais claro ao notar que, entre os ouvintes, 53% prestam atenção em anúncios nas emissoras. Os formatos mais lembrados são comerciais entre os programas e as músicas (50%), ações publicitárias feitas por locutores (27%) e promoções na programação (25%).
O Rádio, inclusive, marca presença na estratégia de empresas líderes do mercado. Prova disso é que 99 dos 100 maiores anunciantes do País em 2022 utilizaram o meio em suas campanhas no primeiro semestre de 2023.
Rádio CRN
Exatamente no dia 14 de junho de 1995, a Central de Rádio e Notícias (CRN), passava a transmitir nos 1420 kHz, substituindo a Rádio das Nações, do Grupo Pabreu, com uma nova proposta de programação, com ênfase ao jornalismo de conteúdo, noticiários, utilidade pública, comentários e entrevistas, com foco maior em Itatiba, Morungaba, Jarinu e RMC, porém sem isolar o noticiário nacional e internacional.
Os estúdios ficam no centro da cidade, na Ladeira Prof. Irineu Lopes de Lima, 418, e hoje seus horários de transmissões, são das 5h da manhã às 20h, e a partir daí continua em cadeia com a Rádio Nacional, até às 5h da madrugada.
A emissora pode ser ouvida pelos 1420 kHz (Amplitude Modulada), ser acessada pelo site www.crnitatiba.com.br e também pelo aplicativo no celular APP CRN Itatiba, em que pode ser ouvida em qualquer parte do Brasil, ou do mundo.
Os ouvintes da CRN têm à disposição para suas reclamações e sugestões, dos problemas da cidade e de seus bairros os telefones (11) 4524-0003 e (11) 4524-1594, o WhatsApp (11) 97228-3052 e site crnitatiba@terra.com.br.