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Por Roberto

70% dos brasileiros possuem três ou mais cartões

Entenda como os empreendedores podem se adaptar ao hábito de consumo dos brasileiros para oferecer diversas opções de pagamento aos clientes

Por Roberto

Foto: Divulgação

Os hábitos de consumo dos brasileiros têm mudado ao longo dos anos, e um dos reflexos disso é o alto número de cartões de crédito em circulação no país.

Hoje, esse é um dos meios de pagamentos mais utilizados pelo público, ficando ao lado do Pix, uma modalidade recente que já foi bem recebida pelos consumidores e lojistas devido às baixas taxas.

Como ainda não existe uma maquininha sem taxa, permitir pagamentos por Pix tem se tornado uma opção interessante para os empreendedores. Mas, apesar de essa ser uma modalidade mais rápida, o brasileiro não larga mão dos seus cartões.

Neste artigo, você entenderá mais sobre a relação do brasileiro com o cartão de crédito e receberá dicas para adaptar as suas estratégias de venda de modo a se adaptar ao comportamento do consumidor.

Por que o brasileiro possui tantos cartões?
O fato de que 70% dos brasileiros possuem três ou mais cartões de crédito pode ser explicado por diversos fatores econômicos e sociais.

Um dos principais motivos é o aumento do acesso ao crédito nos últimos anos, que permitiu que mais pessoas pudessem adquirir cartões de crédito com facilidade.

Além disso, muitas pessoas optam por ter mais de um cartão de crédito para ter mais opções na hora de fazer compras. Como cada cartão pode ter benefícios diferentes, como programas de milhas ou cashback, isso faz o consumidor ter mais de um cartão para aproveitar as diversas vantagens.

Outra razão para o alto número de cartões é a cultura do parcelamento no Brasil. Muitas vezes, as pessoas preferem parcelar suas compras em várias vezes no cartão de crédito por ser mais fácil de pagar.

Isso tudo faz com que o consumidor brasileiro acabe optando sempre pelos cartões de crédito e deixe outros meios de pagamento de lado.

Como os negócios podem se adaptar?
Com o alto número de brasileiros possuindo três ou mais cartões de crédito, é importante que os negócios se adaptem a essa realidade e ofereçam opções flexíveis para seus clientes.

Abaixo selecionamos algumas estratégias que podem ser empregadas tanto para facilitar o uso do cartão quanto para o público começar a usar outros meios de pagamento.

Permita o pagamento com mais de um cartão
Uma das estratégias que as empresas podem adotar é permitir que o consumidor faça o pagamento em mais de um cartão, tanto em lojas físicas quanto em lojas online.

Dessa forma, o cliente pode utilizar seus cartões de crédito de maneira mais eficiente, aproveitando os benefícios de cada um deles sem que você perca a venda.

Ofereça mais opções de parcelamento
Outra possibilidade é oferecer diferentes opções de parcelamento, com taxas de juros competitivas e prazos que se adaptem às necessidades dos clientes.

É importante que as empresas informem claramente sobre os juros praticados, para evitar que os consumidores se endividem além do que podem pagar.

Crie programas de fidelidade
Apesar de o brasileiro usar muito o cartão, as taxas cobradas pelas maquininhas podem tornar inviável algumas estratégias para os lojistas.

Frente a isso, uma tática interessante é oferecer benefícios para os clientes que compram usando outros meios de pagamento além do cartão.

Aqui você pode oferecer desconto no pagamento, cashback ou pontos que o cliente pode usar na próxima compra.

Quais são os outros meios de pagamento utilizados?
Além dos cartões de crédito, existem outros meios de pagamento amplamente utilizados no país. Entre eles, destacam-se o Pix, o boleto, o dinheiro físico e o débito.

Pix
O Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil, vem ganhando cada vez mais adeptos no país.

Com a facilidade de transferência de dinheiro em tempo real, sem a necessidade de intermediários, o Pix tem se mostrado uma alternativa prática e segura para muitos consumidores e empresas.

Boleto
O boleto bancário também é um meio de pagamento bastante utilizado no Brasil, principalmente para compras online e pagamento de contas.

Apesar de não ser tão prático quanto o Pix, o boleto ainda é uma opção popular para quem não possui cartão de crédito ou prefere evitar o endividamento.

Dinheiro físico
Apesar dos avanços tecnológicos, o dinheiro físico ainda é uma opção popular entre os brasileiros, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Débito
Por fim, o débito em conta também é uma opção de pagamento interessante. Com a popularização das maquininhas de cartão, muitos estabelecimentos oferecem essa opção aos clientes.

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