54 milhões de doses da vacina serão entregues antecipadamente pelo Butantan
Itatiba chegou ontem, dia 17, a 5.086 doses aplicadas; dessas, 4.275 pessoas tomaram apenas a primeira dose e 811 já estão imunizadas pela segunda dose
Foto: Lucas Selvat/JI
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira, 17, que o Instituto Butantan antecipará a entrega das 54 milhões de doses adicionais da vacina contra a covid-19 contratadas pelo Ministério da Saúde para até o fim de agosto. As doses complementam contrato inicial de 46 milhões de doses, somando 100 milhões. O contrato das doses adicionais foi assinado na última terça-feira, 16. Segundo o Ministério da Saúde, as doses devem chegar na próxima terça-feira, dia 23, para serem distribuídas.
Itatiba chegou ontem, dia 17, a 5.086 doses aplicadas; dessas, 4.275 pessoas tomaram apenas a primeira dose e 811 já estão imunizadas pela segunda dose. Segundo a Prefeitura de Itatiba, ainda não há previsão para chegar as novas doses liberadas pelo Butantan no município. A reunião do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com os governadores para tratar da liberação dos imunizantes para os entes federados, está prevista para terça-feira, às 15h.
Escassez
Ontem, dia 17, durante lançamento de programa de testes da Coronavac em Serrana, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que “a falta da vacina decorre fundamentalmente de uma falta de planejamento do nosso Ministério da Saúde, os municípios que terminaram estoques de vacina têm de ser aplaudidos. Eles cumpriram a meta de vacinação”, afirmou Covas.
Segundo ele, o instituto dobrou a capacidade de liberação das doses, com novas contratação de pessoal para o transporte.