5 operações realizadas no mercado financeiro
Conheça as principais possibilidades de operações no mercado financeiro

Foto: Divulgação
Se você quer começar a investir ou já investe e deseja diversificar sua carteira, precisa conhecer as principais operações realizadas no mercado financeiro. Entre elas estão compra e venda de ações, day trade, aluguel de ações, investimentos em renda fixa e derivativos.
Neste artigo, vamos explicar quais são as principais operações do mercado financeiro, suas características e seus objetivos. Também vamos apontar para quais perfis de investidores cada operação é mais voltada.
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
Compra e venda de ações
A compra e venda de ações na bolsa de valores é um dos principais investimentos em renda variável. O mercado acionário oferece muitas oportunidades para os investidores, mas é preciso pesar a volatilidade desse mercado e entender suas dinâmicas para obter bons resultados.
Como você provavelmente já sabe, as ações são uma fração do capital das empresas negociadas na bolsa. Assim, quem compra as ações de uma companhia, pode se beneficiar de parte dos seus resultados sob a forma de dividendos.
Também é possível ganhar a partir da valorização das ações no mercado, comprando quando o preço está baixo e vendendo quando há um aumento.
Para qual perfil essa operação é indicada?
Como todo investimento em renda variável, as negociações com ações na bolsa podem ser imprevisíveis e muito voláteis. Por isso, é uma operação que costuma ser adotada por investidores dispostos a correr certos riscos para tentar obter uma boa rentabilidade, como os de perfil moderado ou arrojado.
Aluguel de ações
Outra modalidade que existe no mercado acionário, e que nem todo mundo conhece, é o aluguel de ações. É possível que os investidores aluguem os papéis que estão parados em suas carteiras para outros investidores que desejam fazer operações de curto ou curtíssimo prazo sem necessariamente ter que comprar os ativos.
É uma modalidade em que ambas as partes ganham: o doador das ações é remunerado pelo aluguel dos papéis, e o tomador das ações pode utilizá-las para fazer operações e lucrar com a valorização desses ativos.
Para qual perfil essa operação é indicada?
O aluguel de ações também costuma ser um tipo de operação voltada para investidores de perfil moderado a arrojado, uma vez que envolve certos riscos.
Day trade
As operações de day trade são um tipo bem específico de compra e venda de ações. Trata-se de operações de curto prazo, que começam e terminam no mesmo dia. Em alguns casos, os intervalos de negociação duram apenas horas ou até minutos ou segundos.
O objetivo das operações de day trade é obter o máximo rendimento com a compra e venda de ações no mesmo dia, em que o retorno financeiro obtido com os ativos é baseado nas oscilações do mercado.
Investidores que praticam o day trade podem operar alavancados para tentar maximizar ainda mais seus resultados. Porém, é uma modalidade considerada arriscada, por isso não é indicada para investidores iniciantes.
Para qual perfil essa operação é indicada?
Devido aos riscos inerentes a esse tipo de operação, o day trade é recomendado para investidores experientes, com profundo conhecimento do mercado financeiro e de suas movimentações.
O day trade costuma ser adotado por investidores dispostos a correr mais riscos em busca de obter rendimentos maiores, ou seja, aqueles de perfil mais arrojado.
Investimentos em renda fixa
O investimento em renda fixa é uma modalidade que pode ter sua rentabilidade previamente determinada. Ou seja, o rendimento pode ser fixado na hora da aplicação. Assim, o investidor conhece com antecedência qual será o retorno financeiro.
Em geral, esse tipo de investimento funciona da seguinte maneira: o investidor aplica seu capital, ou seja, “empresta” seu dinheiro para uma entidade (o governo, bancos ou empresas privadas), e, em troca, recebe de volta o valor emprestado acrescido de juros no vencimento da aplicação.
No mercado financeiro, há diversos tipos de investimentos de renda fixa, como o Tesouro Selic, os CDBs com liquidez diária, as letras de crédito (LCI e LCA), as debêntures e os fundos de renda fixa.
Para qual perfil essa operação é indicada?
Os investimentos de renda fixa podem integrar a carteira de qualquer investidor, independentemente do perfil, pois podem ser uma ótima forma de diversificar o portfólio.
Porém, por serem investimentos considerados mais seguros, costumam ser mais adotados por investidores de perfil conservador, aqueles que estão menos dispostos a correr riscos com seu dinheiro.
Derivativos
Por fim, os derivativos são instrumentos financeiros que derivam da cotação de outro produto. Eles podem ser atrelados a algum índice de mercado, a determinada taxa de referência ou a ativos financeiros.
Seu valor não é intrínseco e depende da cotação de outro ativo. O objetivo disso pode ser gerenciar o risco das operações ou fazer especulação sobre as flutuações de preços, ganhando com a possível valorização.
Os derivativos são negociados numa data futura, ou seja, ao negociá-los, os investidores estão na verdade negociando o direito de fazê-lo mais tarde, só que pelo mesmo preço estabelecido no presente.
Para qual perfil essa operação é indicada?
Como são operações de grande volatilidade e sujeitas ao risco de mercado, as operações com derivativos costumam ser realizadas por investidores mais experientes e com um perfil mais arrojado.
O mercado financeiro é muito amplo e dispõe de várias operações. A escolha da operação mais adequada à sua estratégia, seus objetivos de investimento e seu perfil de investidor fazem toda a diferença na obtenção de resultados.