36 pessoas doam pela primeira vez na décima primeira Campanha de Doação de Sangue
Houve 170 candidatos, resultando em 152 cadastros e 117 bolsas válidas
Foto: Lucas Selvati/Jornal de Itatiba
Da Redação
No último sábado, dia 14, foi realizada a décima primeira Campanha de Doação de Sangue deste ano, promovida pelo Rotary Club de Itatiba, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e Santa Casa de Itatiba, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde.
A ação foi realizada nas dependências do SUS, e, por conta do coronavírus, os doadores tiveram que agendar previamente a participação. Houve 170 candidatos, resultando em 152 cadastros e 117 bolsas válidas (o que representa cerca de 77% dos cadastros). Na ocasião, não houve desistências e 35 pessoas estavam inaptas a doar (por conta da covid ou alguma outra razão); porém 36 doaram pela primeira vez, representando cerca de 24% dos cadastros.
As bolsas de sangue ficam estocadas no Hemocentro da Unicamp de Campinas, sendo disponibilizadas para a Santa Casa quando houver necessidade.
Resultado
O coordenador geral da campanha, Vicente Jorge Caramés, em entrevista ao JI, explicou que, por conta da covid e da aglomeração na fila, não foram realizados cadastros de medula óssea e testes de hipertensão e glicemia. Vicente também aproveitou para parabenizar a Santa Casa de Itatiba, por manter o número de bolsas estáveis. “A Santa Casa consome, em média, cem bolsas por mês, e manter esse número é muito bom”.
Segundo Vicente, a próxima campanha será no dia 12 de dezembro, e aproveitou para ressaltar que “a humanidade e a participação estão muito presentes no povo itatibense, e a doação de sangue será um ótimo presente de Natal para quem precisar”.
Apoiadores
Caramés ressaltou que o apoio da imprensa e divulgação da campanha foram essenciais para o bom resultado. O apoio foi do Jornal de Itatiba – JI, Rádio CRN, ITV Brasil, Rádio da Paz, Drogaria Marcelo, Unimed Itatiba, Sabesp, Só Pãozinho Panificadora e Grupo Carrantos.