3ª caminhada de conscientização sobre autismo em Itatiba será neste sábado
Foto: Divulgação PMI
A Prefeitura de Itatiba realizará neste sábado a terceira edição da Caminhada TEA, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa é da Secretaria de Educação, através do Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo (Caepi), com especialistas para orientação dos alunos com TEA, para fechar o Abril Azul - Mês de Conscientização Sobre o Autismo.
Está marcada para às 8h30 a concentração na Praça da Bandeira, para chamar a atenção de toda a sociedade à conscientização da importância da temática. A saída está prevista para às 9h, com trajeto pela região. Toda a população está convidada.
O tema da caminhada neste ano é Valorize as capacidades e respeite os limites! e tem até uma hashtag: #AutismoValorizeCapacidades. Algumas características podem identificar a presença do TEA, como dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos.
Ações do Abril Azul
O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao TEA. Já o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo é 02/04, data que também objetiva promover a inclusão das pessoas no espectro autista.
A caminhada deste sábado fecha as ações municipais de conscientização ao longo deste mês de abril. Já no início, em 1º/04 - véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo -, o Teatro Ralino Zambotto recebeu a palestra “Diferenças que nos fortalecem: o TEA em sala de aula”, com Julyany Rodrigues Gonçalves, promovida pela Secretaria da Educação para profissionais da Rede Municipal de Ensino.
Depois, em 11/04, teve ação interna: a Secretaria de Saúde ofereceu palestra para servidores da secretaria e também da Educação sobre as questões TEA do ponto de vista médico. O encontro ocorreu no auditório da sede da Prefeitura, o Centro Administrativo Pref. Ettore Consoline.
No dia 08, o Centro de Referência do Autismo de Itatiba (Cai) levou um grupo de 43 crianças e também seus acompanhantes para um dia de diversão inclusiva no parque Hopi Hari, em Vinhedo. A ação contou com apoio da Secretaria de Saúde, do Hopi Hari - que não cobrou ingressos e patrocínio do Grupo Wilson Melino.