27ª Prova de Fraldinhas JI será em setembro
Foto: Carlinhos Fontana
Em reunião realizada na última terça-feira, na sede do Jornal de Itatiba, no Centro, foram discutidos alguns pormenores sobre a disputa da 27ª. Prova de Fraldinhas JI, que, em primeiro plano, a decisão ficou definida para o dia 29 de setembro, que é o último domingo do mês.
Representando a Prefeitura Municipal, o Secretário de Esportes, Prof. Marcelo Cyrillo, se reuniu com os diretores do Jornal de Itatiba, Mané Massaretti e da CRN, Ro-bertinho Massaretti, para tratar também do Regulamento definitivo da tradicional competição, que se transformou numa verdadeira “Festa da Família Itatibense” e uma manhã feliz para a garotada, tendo por palco o Parque Ferraz Costa.
POR QUE SETEMBRO?
Na decisão da data fixada, o secretário explicou o porquê da competição não ser disputada no mês de agosto - lembrando que julho é mês de férias dos alunos - quando Itatiba estará sediando o JOMI (Jogos da Melhor Idade), abrigando mais de três mil atletas, técnicos, preparadores físicos, colaboradores e dirigentes, que representarão pelo menos 190 municípios do Estado de São Paulo.
Também outros compromissos esportivos de Itatiba, estão com datas marcadas para agosto, daí chegando-se a um consenso, para se definir setembro, mesmo porque no início de outubro tem eleições municipais, no domingo, dia 6.
PEQUENO HISTÓRICO
A primeira disputa da Prova de Fraldinhas JI, foi no dia 2 de abril de 1995, idealizada pelos professores, Osmar Zanata e Juninho Parodi e pelo diretor do JI, Mané Massaretti, que a desmembraram da Prova Pedestre JI.
Na sua primeira competição nas proximidades do Ginásio de Esportes “José Boava”, participaram quase 700 corredores, divididos em várias categorias e metragens, que depois passariam à ser diminuídas. Eram: de 100 metros para crianças de 4 e 5 anos, 400 metros (6 e 7 anos), 600 metros (8 e 9 anos) e 1.000 me-tros (10 e 11 anos).
XIX PROVA PEDESTRE JI
Com o desmembramento, a XIX Prova Pedestre JI, foi disputada no dia 9 de abril de 1995. Estavam inscritos, 1.699 atletas, representantes de quatros Estados e 63 cidades. O vencedor da categoria adultos (8.100 metros), foi Uília Pires Santos, de Sete Lagoas (MG). A vencedora do Adulto Feminino, foi Leoni Justino dos Santos, da cidade de Santos.
As corridas de 3 mil metros, contaram com os seguintes re-sultados: 1º. lugar do Mirim masculino, Eduardo Luís Alberto, de São Roque (SP), Mirim feminino, Leandra C. Piscor de Embu das Artes (SP). Infantil masc. André P. da Silva de Embu das Artes (SP). Infantil feminino, Fernanda Mendes Barbosa de Barueri (SP). A primeira corredora, classificada de Itatiba, foi Isabel Ap. Boldo (Empresa Massareti/SEEC), que recebeu R$ 100 e o primeiro corredor masculino foi Alberto dos Santos, que faturou RF$ 100.
A 1ª PROVA PEDESTRE MIRIM JI
Voltando ainda mais no tempo, a 1ª Prova Pedestre Mirim JI, data de 28 de ja-neiro de 1977, com idealização do jornalista Mané Massaretti, diretor do JI e a cola-boração do então Ad-ministrador do Jardim Carlos Borella, Aristides Roson. Vencedores: Na Infantil, 1º. lugar José Reinaldo Boava Jr. (Grêmio CRI) e na Juvenil, José Carlos Sanfins (São João).
POR QUE 27ª PROVA DE FRALDINHAS JI?
Se a Prova de Fraldinhas começou no ano de 1995, desta feita seria a disputa da 29ª edição, mas tivemos os problemas da pandemia do Coronavírus, e uma questão política com o prefeito da época, que preferimos não comentar, porque com a posse do atual chefe do Executivo, Thomas Capeletto, e de sua equipe de secretários, tudo voltou a funcionar perfeitamente, para o bem dos atletas mirins, de seus pais, avós, tios, tias e padrinhos, que fazem da Prova de Fraldinhas JI, a “Festa da Família Itatibense”.