166 anos: Princesa da Colina comemora mais um aniversário
O Parque Luís Latorre é uma das atrações preferidas dos itatibenses para o lazer diário e finais de semana
Foto: Arquivo JI
Da Redação
Hoje, dia 1º de novembro, o município de Itatiba celebra 166 anos de emancipação político-administrativo.
E a Princesa da Colina, assim conhecida por muitos, tem muito a comemorar, principalmente pelos seus encantos, e enorme patrimônio cultural e histórico. Quem caminha pelo município pode observar a beleza dos jardins da Praça da Bandeira, seu coreto e sua imponente Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém.
Também a riqueza e os detalhes da arquitetura dos prédios históricos, como o Museu Municipal “Padre Lima”, a escola Júlio César, o Solar Ferraz Costa e o Paço Municipal “Pref. Roberto Arantes Lanhoso”.
Turismo Rural
Itatiba também é reconhecida pelo turismo rural, sendo um dos municípios que integram o Circuito das Frutas – polo turístico formado pelas cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo-.
O município também carrega muitas riquezas saborosas, como frutas, queijos, vinhos, sucos, doces, pães, defumados, geleias e compotas, feitas pelos produtores rurais.
Em 2019, foi criada a Rota Turística Princesa da Colina, com inúmeras opções para o visitante aproveitar o ambiente rural, como: restaurante, adega, empório, hípica, orquidário, fazendinha, entre outros passeios.
Setor moveleiro
O setor moveleiro de Itatiba tem um importante papel na economia do município, tanto que nos anos 60,70,80 e 90 o município recebeu o título de Capital do Móvel Colonial.
Com a mudança do mercado, as empresas passaram por transformações e acompanharam a modernidade do setor, mas a cidade nunca deixou de ser referência no setor moveleiro.
Cicloturismo
A beleza das paisagens e o clima das montanhas têm atraído muitos praticantes de cicloturismo. Para isso, a Prefeitura Municipal iniciou um levantamento dos circuitos percorridos, tanto na área urbana quanto na rural, com o intuito de registrar as rotas já existentes e de promover organização, principalmente em sinalização e estrutura.
Gastronomia
Em Itatiba, o turista encontra comida simples, típica do interior, aliada à gastronomia diversificada de excelentes restaurantes. Sem deixar a tradição de um passeio pelo Mercado Municipal, uma experiência saborosa.
Festas e exposições
Anualmente, o município promove a Festa do Caqui e Cia. O evento é uma grande oportunidade para os produtores rurais locais venderem seus produtos e atrai milhares de turistas à cidade. Além de frutas e flores selecionadas, o visitante pode levar para casa um lindo trabalho feito pelos artistas da Associação de Artes e Artesanato; as peças também são vendidas no Mercado Municipal e nas feiras de artesanato que acontecem na Praça da Bandeira.
Outras festas como Carnaval, São Pedro e San Gennaro também fazem parte do calendário oficial de eventos.
Parques
O Parque Luís Latorre é uma das atrações preferidas dos itatibenses para o lazer diário e finais de semana. O local conta com áreas para piquenique, circuitos para caminhadas e corrida, trilha ecológica, parque infantil e quadras poliesportivas.
O município também é sede do maior zoológico particular do Brasil. O Zooparque Itatiba, com 500 mil m² de área verde e mais de 1,2 mil espécies, ainda contempla um Museu de História Natural, o maior da América Latina.
Mirante
No Bairro Jardim das Nações está localizado o Mirante Luiz Carlos Boer com vista privilegiada da cidade e decorado com um colorido letreiro, ideal para muitas fotos. Do local ainda é possível avistar o Pico da Jurema, um dos pontos mais altos de Itatiba, com 940 m de altitude.
No Bairro Jardim das Nações está localizado o Mirante Luiz Carlos Boer com vista privilegiada da cidade (Foto: Arquivo/Jornal de Itatiba)