133 crianças agendadas não comparecem para tomar vacina contra dengue

Foto: Tatiana R.Petti/PMI
A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Município de Itatiba tem alertado a população para a necessidade de tomar a segunda dose da vacina Qdenga, contra a dengue. A imunização contra a doença só se completa com duas doses, com intervalo de 90 dias entre uma e outra.
Dados da secretaria mostram que no último sábado durante campanha realizada em diferentes postos do município, foram 813 agendamentos e aplicadas 680 doses. Dessa forma, o número de faltosos foi de 133 pessoas, ou seja, mais de 16% dos agendados.
Como há ainda uma boa parte de doses disponíveis, no próximo sábado, 3 de agosto, das 8h às 12h, a Secretaria da Saúde ofertará a aplicação da segunda dose sem agendamento, no prédio do Ambulatório Central de Especialidades - ACE-SUS. Os critérios para aplicação seguem sendo os mesmos (e é obrigatório ter tomado a primeira dose, além de ter idade entre 10 e 14 anos). O Ambulatório Central de Especialidades fica na R. Marcos Dian - 365 no Jardim De Lucca.
A Secretaria de Saúde municipal ressalta que esse lote é exclusivo para a segunda dose, ou seja, para completar o esquema vacinal das crianças e adolescentes já vacinados entre abril e maio na cidade. Não haverá aplicação de primeiras doses. Quanto a novas doses para outras faixas etárias, o Ministério da Saúde ainda não sinalizou nada a respeito.
Casos
Itatiba registra neste ano 10.056 casos de dengue até o momento, além de 8 óbitos pela doença. Há dois casos de mortes suspeitas em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz. Os dados atualizados são enviados pelo município e abastecem o sistema estadual, que pode ser acessado em https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/
Veja como identificar os sintomas da dengue:
Febre alta;
Dor atrás dos olhos;
Dor no corpo;
Manchas avermelhadas na pele;
Coceira;
Náuseas; e
Dores musculares e articulares.