Primeira reunião do Parlamento Jovem da Câmara aconteceu na sexta-feira
Foto: Amanda Vedovello/CMI
Na última sexta-feira, o Plenário Abilio Monte sediou a primeira reunião do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba. O evento, que está em sua segunda edição, contou com a presença do presidente da Casa e idealizador do projeto, David Bueno (Solidariedade); da secretária adjunta de Educação, Rosangela Lima; da coordenadora dos Grêmios Estudantis, Elizabeth Tafarello; além de professores e alunos participantes do programa.
Na ocasião, os jovens foram orientados sobre como funciona o programa e como ele irá se desenrolar ao longo do ano. Além das sessões de posse e ordinárias, estão previstos encontros com palestrantes e bate-papo sobre o legislativo municipal, em datas a serem definidas.
Os estudantes, que foram nomeados presidentes dos grêmios estudantis de cada escola, são inseridos no programa do Parlamento Jovem. Seu objetivo é permitir que os jovens vivenciem a dinâmica do processo legislativo e compreendam o papel do poder municipal, enriquecendo assim seu entendimento sobre a democracia e a participação cidadã.
O que é o Parlamento Jovem
Idealizado pelo vereador presidente David Bueno, através do decreto legislativo 01/2023, o Parlamento Jovem é uma iniciativa que visa envolver os jovens na política, proporcionando-lhes a oportunidade de participar e aprender sobre o funcionamento do parlamento e do governo.
Por meio do programa, os jovens participantes têm a oportunidade de entender melhor o sistema político e as instituições democráticas. Eles recebem informações sobre o papel dos legisladores, como são feitas as leis e como as políticas públicas são desenvolvidas.
O Parlamento Jovem é um programa educacional e de cidadania que permite que os estudantes compreendam como as decisões que impactam suas comunidades são tomadas, encorajando-os a participar ativamente do processo democrático e a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados.