120 crianças do Cemei Irene estão em novo endereço
Salas de prédio atual da USF foram adaptadas para receber crianças de 0 a 3 anos
Crédito: Divulgação/PMI
Desde a última segunda-feira (20/03), a Secretaria de Educação retomou as atividades do Cemei Profa. Irene de Camargo Pires Fumach, creche que foi afetada por alagamentos resultantes do temporal do último dia 10. As 120 crianças, que têm entre 0 e 3 anos de idade, estão acomodadas em salas alugadas na Universidade São Francisco (USF), em seu prédio na avenida Senador Lacerda Franco, vizinha ao antigo endereço da creche.
A medida foi tomada pela Prefeitura de Itatiba após as águas do Ribeirão Jacaré atingirem a creche na tarde daquela sexta-feira de chuvas, não sendo mais possível mantê-la no local original, próxima ao curso d’água, onde foi inaugurada em dezembro de 2020.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, acompanhado da equipe do Cemei, recepcionou crianças e pais no primeiro dia do novo endereço e frisou: “Em dez dias, todas as crianças já estão acomodadas em segurança. Nossa Secretaria de Educação agiu muito rápido. Faço também um agradecimento à Universidade que prontamente atendeu nossa demanda! Agradeço ainda aos pais que confiam em nosso trabalho e entenderam a necessidade mudança”.
Criatividade para adequação
Para a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, foi um desafio montar um ambiente saudável e sem riscos em pouco tempo, além da readequação do mobiliário - já que uma parte foi perdida com o alagamento. Foram feitas adaptações nas salas para que os espaços pudessem atender às demandas dos pequenos, além da instalação de refeitório.
“Nesse momento estamos trabalhando de maneira satisfatória para todos: crianças, pais, corpo docente e gestores. Mesmo que seja por um curto período, estamos com o funcionamento basicamente como antes, muito em parte pelo empenho e criatividade de todos os envolvidos, para voltar a proporcionar o melhor às crianças”, diz a secretária.
O atual endereço é temporário. A Prefeitura de Itatiba já trabalha pelo novo para a instalação em definitivo do Cemei Irene, que atende em período integral.