1ª Sessão do Parlamento Jovem de Itatiba diploma 24 jovens estudantes como parlamentares
A diplomação dos parlamentares é um ato formal e solene que marca o reconhecimento oficial e a habilitação dos eleitos
Foto: Augusto Schiosi e Amanda Vedovello/CMI
Da Redação
Na noite de segunda-feira (31), ocorreu a Sessão Solene de Posse, Eleição da Mesa Diretora e Sessão Ordinária da 1ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba. O evento foi realizado no Teatro Ralino Zambotto e contou com a presença de 24 parlamentares, eleitos presidentes dos grêmios de suas escolas.
Diversas autoridades locais e regionais estiveram presentes, incluindo o presidente da Câmara, David Bueno; os vereadores desta Casa de Leis; o prefeito Thomás Capeletto; o prefeito de Louveira, Estanislau Steck; a Secretária de Educação, Sueli Tuon; vereadores de Morungaba; bem como diretoras, coordenadoras, tutores e professores das escolas participantes do Parlamento.
Parlamento Jovem
Idealizado pelo vereador presidente David Bueno, o decreto legislativo 01/2023 foi implementado na Câmara neste ano, proporcionando aos alunos da rede municipal de ensino uma imersão no processo democrático e a oportunidade de exercerem o mandato de jovens vereadores. Esse programa tem como objetivo permitir que os jovens vivenciem a dinâmica do processo legislativo e compreendam o papel do poder municipal, enriquecendo, assim, o seu entendimento sobre a democracia e a participação cidadã.
"Eles vão entrar para história, e para mim é uma honra", disse o presidente David Bueno, que na ocasião discursou aos jovens e ao público presente. “Para mim é um orgulho poder criar o Parlamento Jovem aqui, trazer esses jovens para a Câmara Municipal e ver alguns deles futuramente sendo candidatos a vereador, prefeito, deputados, governador e até presidente”. E concluiu dizendo: “Desde o começo do nosso mandato como presidente esse projeto é visado e veio nesse caminho de poder trazer visibilidade ao trabalho dos vereadores e mostrar aos jovens como eles podem participam efetivamente na solução dos problemas que afetam a população”, disse David.
O prefeito Thomás Capeletto também falou ao público. “A partir do momento em que essas crianças jovens estão aqui estudando um pouco sobre a maneira como funciona a política, a gente caminha rumo a um país mais politizado”. E reforçou, ainda: “Eu fico muito feliz de ver um Parlamento Jovem repleto de meninas, torço para que vocês venham, sim, para a política, para que vocês queiram um dia serem vereadoras, prefeitas, para desenvolver a cidade, vê-la crescer e colocar os seus sonhos em prática aqui”.
Diplomação dos Parlamentares
A diplomação dos parlamentares é um ato formal e solene que marca o reconhecimento oficial e a habilitação dos eleitos para assumirem seus cargos legislativos.
Na ocasião, os 24 jovens, eleitos presidentes de grêmios de suas escolas, receberam o certificado oficial das mãos das autoridades presentes e o botton de seus familiares. Logo em seguida, tomaram os lugares para o início da formação da Mesa Diretora.
Eleição da Mesa Diretora
A formação da Mesa Diretora é um processo essencial em órgãos legislativos, como Câmaras Municipais, Assembleias Estaduais e o Congresso Nacional. A Mesa Diretora é responsável por coordenar os trabalhos legislativos, administrativos e disciplinares da instituição, sendo composta por um grupo de parlamentares eleitos pelos próprios membros do órgão legislativo.
Dirigida pelo presidente David Bueno, os jovens parlamentares realizaram a votação da mesa, dirigindo-se um a um até a tribuna para declararem seu voto. Após a apuração dos votos, a Mesa Diretora do primeiro Parlamento Jovem da Câmara fica composta da seguinte forma: presidente, Laura Gimenez de Moraes; vice-presidente, Maynara Rosa Silva; 1ª secretária, Tayna Gabrieli Tito de Souza; 2ª secretária: Giovana Borges Garcia.
Primeira Sessão Ordinária
Após a diplomação e eleição da Mesa Diretora, os jovens realizaram a 1º Sessão Ordinária do Parlamento. Em Expediente, foram apresentados 22 requerimentos e 41 indicações. As proposituras solicitam, em sua maioria, melhorias nas escolas e bairros onde vivem os parlamentares. Alguns requerimentos, como o que pede a reforma do muro da Emeb Professora Angela Lygia Parodi Scavone, gerou discussão entre os estudantes. Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade de votos.
A próxima Sessão Ordinária dos jovens parlamentares está agendada para o dia 7 de novembro, às 19h, no Teatro Ralino Zambotto. Esta será mais uma oportunidade para acompanhar os trabalhos dos estudantes e conhecer suas propostas e ideias em prol da comunidade.
A Sessão Solene do Parlamento Jovem foi transmitida, ao vivo, pelo canal da ITV, e pelas redes sociais da Câmara no Facebook e YouTube: (https://www.youtube.com/@camaraitatiba) (https://fb.watch/m8Zya3JPHL/)