1º Seminário de Marketing Turístico discute a identidade do turismo na Região
Foto: Pref. Jundiaí
Nesta semana, no SENAC-Jundiaí, foi realizado o 1º Seminário de Marketing Turístico, cuja discussão principal se deu a respeito do posicionamento dos destinos turísticos para participação no prêmio Top Destinos Turísticos, que coroa municípios em 16 segmentos. Na última edição do Prêmio, Jundiaí ficou em primeiro lugar na categoria Turismo Rural. No evento, a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, foi uma das palestrantes.
“O grande objetivo deste seminário foi discutir com os municípios de nossa macro região as relações de vocação turística identidade e segmentos de destaque. O conteúdo que cada participante levou para casa foi extremamente válido e importante para que todos entendam que a construção de um destino bem posicionado tem como estratégias básicas essas definições e seu sucesso dependerá do foco dado a essa etapa do planejamento turístico”, destaca a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
Foram abordados temas como identidade, posicionamento, place branding e outros assuntos que tem como objetivo mostrar, em especial ao gestor público de turismo, o que o município pode fazer para se organizar e se posicionar de maneira destacada em um segmento do turismo. “Jundiaí tem trabalhado com maestria essas questões, o que posiciona a cidade como uma referência em turismo rural. Cabe aos demais municípios se apropriaram desses conteúdos e levarem como lição de casa, a definição de seus segmentos mais relevantes”, completa a diretora, que realizou uma apresentação a respeito do turismo rural jundiaiense.
“O posicionamento estratégico do destino é fundamental para que ele consiga efetivamente se posicionar no mercado e essas discussões serão trazidas neste evento. O município precisa entender seu potencial e, a partir disso, traçar estratégias assertivas para que consiga efetivamente bons resultados nesse sentido e seja, principalmente, reconhecido como uma referência em seu segmento”, comenta Aristides de La Plata Cury, presidente da ADVB e coidealizador do Top Destinos Turísticos.
A mecânica do Top Destinos Turísticos consiste em que as cidades se inscrevam em segmentos turísticos, previamente definidos, estimulem a votação popular pela internet que ponderada por uma avaliação técnica de parte de Comissão Julgadora seleciona o Top Destino Turístico em cada uma das categoras concorrentes. Os resultados são auditados pela Russell Bedford e apresentados em evento especial que será realizado, este ano, no mês de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Paulo Vitor Targa, Professor do Senac, trouxe os temas de imagem, identidade e reputação, discutindo a importância desses temas para fortalecimento dos destinos turísticos: “Ter uma identidade bem definida é fundamental para que qualquer município turístico consiga se posicionar no mercado, e, consequentemente alcance o destaque necessário para se tornar top destino em um segmento, afirma Targa.
Assessoria de Imprensa